terça-feira, 9 de novembro de 2010

SE DEUS É BRASILEIRO, DEVE SER NORDESTINO...

Todo mundo conhece a célebre frase: Deus é brasileiro! Pois é, dizemos isso porque nosso país não tem guerras, tem um solo abençoado, um litoral maravilhoso e uma gente calorosa...
Ops, mas nem tudo por aqui são flores!!! No meio de tantas maravilhas naturais, temos também problemas socias, discriminação, preconceito...
As notícias dos últimos dias falaram dos ataques aos nordestinos e as críticas de cunho político, pós candidatura de Dilma, a qual foi apoiada por um nordestino: Lula.
Meu pai era cearense e tenho muito orgulho disso. Tenho sangue nordestino nas veias! Não é sangue de barata, não!
Acho o fim da picada, em pleno século XXI, ainda termos pessoas com pensamentos tão "nazistas". Achar que uma raça é melhor que a outra, ou que uma pessoa de uma determinada região é melhor ou pior que outra... Que isso, minha gente! Oxente! Preconceito é crime!
E não temos (infelizmente) só pessoas com preconceito contra nordestinos não! Temos muitas pessoas com preconceitos embutidos contra negros, gays, deficientes etc, etc, etc. Mesmo com todas essas leis de Inclusão, pessoas com deficiência também são vistas com "maus olhos" em nossa sociedade. É tudo muito discreto, muito disfarçado, mas tem... Eu sou a prova disso!
As pessoas buscam "motivos" para justificar o desrespeito ao próximo: desrespeitam as mulheres porque são "mais fragéis" e usam mais a emoção que a razão; os negros porque tem a pele escura; o índio porque é selvagem, o deficiente porque é "incapaz", o muçulmano porque é terrorista, enfim, a lista de desrespeitos é gigantesca. Vou parar por aqui.
Enfim, acredito que a humanidade só vai ser de fato "humana" quando tratar com igualdade os seus semelhantes. Até lá, seremos apenas pseudo-humanos...
Ah...péra ainda! Estava me esquecendo de dizer algo importantíssimo: Se Deus realmente for brasileiro, com certeza é nordestino!

7 comentários:

  1. Tenho amigos nordestinos e me orgulho disso.
    Acho lindo o jeito de falar, a cultura... acho engraçada essadiversidade cultural do nosso país. É isso que nos enriquece!!

    BeijO flor! passa lá!!
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Pois é Evelin, e pensar que quem iniciou toda essa discussão no twitter foi uma estudante de DIREITOOOOOOO!!!!
    Quais direitos que ela defenderá ao se formar??? provavelmente será mais uma advogadazinha de porta de cadeia... Isso se ela conseguir tirar a carteira da OAB. Espero que não...

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto. Como nordestino, me senti defendido e bem representado!
    Obrigado pelas belas palavras e o tom forte de efeito.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Oi TH, que bom que gostou do texto. Só falei aquilo que realmente penso...
    Por ser filha de um nordestino, me senti ofendida também com os ataques dessa garota idiota no twitter.

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  5. Só não entendo porque não pode falar mau de nordestino, mas pode de gaúcho, carioca ou paulista.

    ResponderExcluir
  6. Billy Boy, a questão não é falar mal. Sou paranaense, filha de uma paulista com um cearense e me senti incomodade com a frase ridícula de uma pessoa que vai se formar em DIREITO: "Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!".
    Falar mal é uma coisa. Incentivar a xenofobia é outra...

    Abraços!
    obs.: Blog é pra isso mesmo! Vamos discutir nossos pontos de vista!!!

    ResponderExcluir
  7. Matar também não concordo, mas conscientizá-los sim.

    ResponderExcluir