domingo, 3 de julho de 2011

A METAMORFOSE

Em 3 de Julho de 1883, nasce o escritor Franz Kafka. Judeu nascido em Praga, ele não teve nenhum de seus romances publicados enquanto vivo. Kafka é o autor de livros como O Processo e A Metamorfose, os quais descrevem a ansiedade do homem que vive em um mundo indiferente, hostil e incompreensível.
Há cerca de uns 10 anos li  A metamorfose. Achei o livro interessantíssimo e de uma genialidade espetacular, pois fala da solidão e insignificância  humana perante o mundo, perante as dificuldades. Há um pessimismo e desesperança em relação ao futuro.
Quem nessa vida, por algum momento, não se sentiu um inseto horrendo e desprezível? Quem nunca se sentiu o ser mais insignificante do planeta? Eu já me senti assim... Tem coisas nessa vida que nem Freud explica!!!
Estou pensando em reler Kafka. Sei que minhas percepções diante dessa história fabulosa será bem diferente das que tive ao ler essa obra há 10 anos.
Minha vida é uma constante metamorfose. Cada dia que passa, me transformo, me desdobro, me desconserto, me desencanto e, depois de alguns passos, me encanto de novo...
Às vezes me sinto uma lagarta que ainda não teve coragem e forças para virar  borboleta. Meu casulo é de aço e concreto. A mãe natureza me sacaneou!!!
É Freud!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário