terça-feira, 7 de dezembro de 2010

OS PODERES DE UM CELULAR

Quem nunca passou o dia todo sorrindo só porque recebeu "uma ligação no celular"?
Sabe aquela ligação que você espera ansiosamente "daquela pessoa"? E aí, de repente, o celular toca! Que sensação boa! Em alguns casos mais extremos, o coração até dispara.
Essa semana recebi uma ligação assim e, não sei por que, mas meu dia ficou mais colorido. A vida ficou mais interessante...
No entanto, depois que adquiri meu primeiro celular há 12 anos, nunca mais consegui desgrudar desse aparelhinho abençoado (ou amaldiçoado para alguns). O problema maior dessa história é que quando sentimos falta exagerada do celular pode ser sinal de doença, a qual tem nome: MONOFOBIA. Abreviação de "no mobile" (sem celular) em inglês.
Essa síndrome, que atinge as pessoas que utilizam telefonia móvel, pode causar angústia palpitação, desconforto e ansiedade.
Algumas pesquisas realizadas mostraram que os homens estão mais susceptíveis à angústia da desconexão que as mulheres. Alguns homens relatam que nunca desligam o celular e que ficam numa profunda ansiedade quando ficam sem o aparelho.
Eu, por exemplo, nunca desligo meu celular. Ele vive 24 horas on... Não sei se é pelo fato de eu morar sozinha ou se é por ansiedade mesmo (ou se são dos dois!). Se esqueço meu celular em algum lugar, entro em desespero...rsrsrsrs.
No Brasil, ainda não se tem estátisticas sobre o transtorno, mas a Universidade federal do Rio de Janeiro criou um serviço pioneiro para pesquisa e atendimento de pacientes com sintomas de monofobia. O tratamento inclui entrevista com psicólogos e terapia cognitiva comportamental.
Estou pensando seriamente em marcar uma consulta...
Fui.

2 comentários:

  1. Olá,
    Interessante esse post, mas eu não sou monofobica, o meu celular vive desligado... Sabe eu não gosto de falar ao telefone (muitas pessoas acham isso estranho). E no momento as ligações recebidas não são lá essas coisas, eu gosto mesmo é daquele lance do "olho no olho"!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Iara, meu celular raramente toca e, quando toca, na maioria das vezes é engano...rsrsrsrs
    Mesmo assim, não vivo sem meu bichinho. Não sei se posso me considerar um "monofóbica", mas já estou perto desse estágio...rsrsrsrs
    Bjs e uma excelente semana pra vc!

    ResponderExcluir