segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

TENHO CARA DE QUÊ???

Ontem, domingo, foi a última etapa do concurso para professor em SP. Fizemos uma última prova para comprovar que o curso dado pelo governo do Estado "serviu" pra ensinar alguma coisa...
A prova foi ridícula, fácil demais. Até minha sobrinha que está na 8ª série responderia as questões com tranquilidade. Mas acho que no fundo esse era objetivo: dar uma prova fácil pra ninguém ser reprovado, afinal, foram 4 meses fazendo aquele "cursinho" chato pela internet. Ninguém merece!
O tal "curso preparatório" para professores, para mim, não serviu de muita coisa. O que realmente prepara um professor é a experiência com os alunos no dia a dia. E o cotidiano escolar é bem diferente das teorias que conhecemos. Tudo é muito fácil no papel, mas na prática, todos nós sabemos que não funciona.
É comum vermos alunos na 8ª série que não sabem interpretar textos e lêem com dificuldade.
Mas é realmente isso que os nossos governantes querem. Pessoas "burras", sem cultura, alienadas e avessas à política. Pessoas assim são mais fáceis de serem manipuladas e enganadas.
Voltando à prova de ontem, fiquei um tempo olhando pra cara de cada pessoa que estava lá pra fazer a prova. Quando eu via alguém de óculos e com cara de "nerd" pensava: "Esse deve ser professor de física ou de matématica".
Se tinha alguém com o corpo sarado, definido, logo eu imaginava: "Esse deve ser professor de educação física". Já as mulheres, todas tinham cara de professora de Português ou de História...
Eu, por exemplo, quando me olho no espelho fico pensando: "Tenho cara de quê?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário