domingo, 20 de junho de 2010

O GAJO DAS LETRAS


O mundo, nesta sexta-feira passada, amanheceu um pouco “menos inteligente”. Aos 87 anos, morre o escritor português José Saramago.
Descendente de família pobre e analfabeta, em 1998 ele foi o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Saramago era um escritor crítico, polêmico e revolucionário. O Brasil foi visitado por ele várias vezes, inclusive um dos seus livros – “Ensaio sobre a cegueira” – foi transformado em filme sob a direção de Fernando Meirelles. Eu li o livro, mas não vi o filme. Achei a obra interessantíssima e a recomendo pra quem gosta de uma boa literatura. Na minha lista de leitura ainda falta ler “O evangelho segundo Jesus Cristo”, uma das obras mais polêmicas de José Saramago.
Dizem que todo homem, antes de morrer, precisa plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Eu já plantei várias árvores, ( já plantei até bananeira... hehehehe) faltam o filho e o livro.
Eu tenho um amigo escritor, mas ele sempre fala que não é um escritor, é apenas um “rabiscador de papel”. Pois é, ele rabiscou tanto papel que criou a obra "A noite dos cristais".
Eu, por enquanto, sou apenas uma “rabiscadora de blog”... mas um dia a gente chega lá, o pá!
Fui.

2 comentários:

  1. Milton S. Vasconcellos21 de junho de 2010 às 14:34

    Querda.. vc, é uma desses seres humanos que, assim como Saramago foi (tanto é que escreveu seu primeiro livro já bem maduro) podem ser o que quiser na vida. Pois assim como o "gajo portugues" nos provou que a nossa maior cegueira é a da alma... a sua é teimar em não ver o quanto és especial...

    Beijo pra vc...

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de ser tantas coisas na minha vida. Escritora, fotógrafa, publicitária, estilista, mergulhadora, piloto de avião ou de helicóptero, etc etc etc. A lista é grande. Acho que vou parar por aqui. Eu teria que viver uns 200 anos pra poder ser tudo isso... rsrsrsrsrs.
    Obrigada pelo carinho e espero que um dia nossa amizade possa passar do plano virtual para o real.
    Vc também é um gajo muito especial pra mim.
    Bjs

    ResponderExcluir