domingo, 25 de julho de 2010

FALANDO SÉRIO (II)

Você sabia que o Brasil é 12º lugar no ranking mundial de homicídios de mulheres?
Entre 2003 e 2007, 19.440 mulheres foram assassinadas no país, algo em torno de 4 mil homicídios por ano ou 10 por dia. Caraca, véio!!!
E o pior de tudo isso é que foi constatado que na maioria das mortes predominou-se o uso de armas de fogo, o que indica que esses crimes foram premeditados.
O fato é que nossa sociedade ainda continua machista e a mulher ainda é marginalizada socialmente. Essa violência está diretamente ligada a essa cultura de subordinação ao homem e menos valia da mulher como ser humano.
Eu, na minha infância, tive uma vizinha que apanhava quase todos os dias do marido. Ele chegava bêbado, batia na esposa, nos filhos, quebrava louças e móveis da casa, enfim, era o caos. Por várias vezes ele ameaçou matá-la com a faca e os vizinhos tiveram que entrar na briga para evitar o pior. E eu, apesar da minha pouca idade (mais ou menos 8 anos), ficava inconformada com aquela situação e me perguntava: “Por que será que ela não pega os filhos e vai embora de casa? Se fosse eu, não deixava ele me bater assim...”
Os anos se passaram, a família se mudou do meu bairro e nunca mais vi o agressor. Soube muito tempo depois que a mulher, cansada de apanhar, resolveu revidar e passou a bater no marido... hehehehehe. Dizem que ela andou quebrando vários cabos de vassoura no quengo do bebum. Arre égua!!!
A sorte dela é que ele nunca comprou nenhuma arma de fogo, pois com certeza essa história verídica poderia ter se tornado mais uma tragédia para estampar as manchetes dos jornais. Aliás, falando em manchetes, o Brasil parou pra ver os desfechos da morte de Mércia e o sumiço de Elisa, ex-amante do jogador Bruno.
Com certeza, antes mesmo desses casos serem solucionados, muitas outras mulheres morrerão nas mãos de seus companheiros e ex-companheiros. Onde é que isso vai parar? Quando é que a tal lei Maria da Penha vai funcionar, hein? Afinal, pra que serve a “Delegacia da mulher”? Só pra registrar o B.O.???
Sou filha de cearense cabra da peste. Se algum dia, algum homem levantar a mão pra mim... ahhhh não vai prestar!!! Posso não ser um Mike Tyson, mas não sou do tipo que leva desaforo pra casa, não! Principalmente de homem machista!
“Nóis capota, mais nóis num breca”.
Vixe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário